No competitivo mundo do marketing, criar uma marca que se conecte verdadeiramente com seu público é essencial para o sucesso. Um dos conceitos mais eficazes para essa conexão é o dos arquétipos de marca. Mas o que exatamente são esses arquétipos e como eles podem impulsionar sua marca? Vamos explorar!
Os arquétipos de marca são modelos universais de comportamento e personalidade, baseados em padrões e histórias profundamente enraizadas no inconsciente coletivo, um conceito introduzido pelo psicólogo Carl Jung. Eles representam emoções, motivações e desejos humanos que ressoam com os consumidores de forma emocional, criando uma conexão genuína entre a marca e seu público.
Ao identificar e aplicar o arquétipo correto, uma marca pode construir uma narrativa autêntica, que vai além de produtos ou serviços. Isso ajuda a desenvolver uma identidade forte, que se destaca no mercado e permanece na mente dos consumidores.
Existem 12 arquétipos principais, cada um com características e traços distintos. Aqui estão eles:
Cada arquétipo oferece uma base sólida para definir o tom de voz, mensagem, e até mesmo o design visual da marca.
Adotar um arquétipo específico ajuda a criar uma narrativa envolvente e coesa, o que pode:
Primeiro é necessário entender que se você é uma marca pessoal, ou seja, profissional, NÃO deve escolher o seu Arquétipo, mas sim revelar baseado em quem você é, essa é a única forma de criar um posicionamento de marca coeso com a sua identidade e essência.
🎁 Quer revelar quais são os seus Arquétipos Dominantes? Eu preparei um presente para você, clique aqui e inscreva-se em um treinamento gratuito que irá te ajudar a revelar os seus Arquétipos e te dar o próximo passo para ativa-los no seu posicionamento.